quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Para Manter-se Jovem Azeite de Oliva

Para Manter-se Jovem Azeite de Oliva

As propriedades do azeite durante décadas reforçaram o papel benéfico da dieta mediterrânea.
Não se admira que os europeus são o povo de mais longa vida em todo o mundo, em média 83 anos.
Dentro os alimentos conhecidos o azeite tem muitos efeitos benéficos em todo o corpo no nível celular principalmente exerce uma ação antioxidante poderosa ajuda os nossos corpos a se manterem saudáveis e assim aumenta a nossa expectativa de vida. Um exemplo é oleuropein, um polifenol presente no azeite de oliva.
Agora, pesquisadores da Universidade de Córdoba, Departamento de Biologia Celular, Fisiologia e Imunologia reforçam as evidências do potencial deste alimento. Efeitos foram cientificamente comprovados contra a inflamação, estresse oxidativo e risco cardiovascular em idosos.
Em seguida, falando de ficar jovem e dos efeitos antienvelhecimento deste lipídico, cientistas desafiaram os grupos de ratos jovens alimentados com a mesma dieta, a única diferença é o tipo de óleo adicionado, uns aos outros com azeite e óleo de girassol. O primeiro grupo, mais tarde, as células foram analisadas para mostrar-lhes uma clara diminuição nos níveis de fibrinogênio.

Qual é o papel do fibrinogênio para a nossa saúde?

Os efeitos desta proteína são inúmeros, desde os estoques em níveis de coagulação do sangue para a formação de tecido, até a diminuição de risco cardiovascular.
Mas as mudanças não só foram vistas nos níveis de fibrinogênio, outros compostos, como a proteína Clusterina cujos níveis elevados são associados com aterosclerose e são fundamentais para o desenvolvimento de doenças degenerativas como Alzheimer diminuíram significativamente.
Como acima referido não afirmamos que o óleo de girassol é ruim, só que o azeite tem específicos efeitos benéficos em um grau maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário